Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Bolsas e Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Distribuição de Bolsas e Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

 

O que é o Programa PIBIC?
O programa PIBIC  da UFAM é regido pela Resolução Nº 040/2012 e contempla a  iniciação científica,  que é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação em todas as áreas do conhecimento, é o primeiro passo na carreira do cientista, no qual o estudante pesquisador exerce a pesquisa acadêmica sob a orientação de um professor pesquisador. 

  •  Como são atribuídas as bolsas?
    Após o período de inscrições, todos os projetos submetidos são avaliados por um Comitê Assessor. Os quesitos, ORIENTADOR e PROJETO são avaliados e uma nota final é atribuída. Os mais bem avaliados são contemplados com as bolsas e os outros permanecem em uma lista de espera aguardando por desistências.

  •  Qual é o período de vigência da bolsa?
    As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses. O início da vigência é 1º de agosto e o término em 31 de julho do ano seguinte.
    No PIBIC não existe renovações de bolsas, pois as indicações são feitas anualmente. Assim, caso tenha interesse em dar continuidade ao seu projeto com bolsa, uma nova inscrição deverá ser efetuada durante o período estabelecido.

  • Qual é o valor da bolsa do PIBIC ?
    O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

  • Sou candidato à bolsa FAPEAM, como saber se minha documentação foi aprovada pela agência?

Na plataforma da FAPEAM, SIGFAPEAM, é possível fazer o acompanhamento da análise da candidatura à bolsa. Em seu perfil estará disponível  a  situação "em avaliação"  indicando que está ainda em análise ou "em andamento" indicando a aprovação da sua documentação e vigência da bolsa.

  • Como realizo o aceite da bolsa CNPQ?

O aluno receberá em seu e-mail, cadastrado no Lattes, o link de acesso ao termo de Aceite. O bolsista também poderá realizar o preenchimento do termo através da Plataforma Carlos Chagas (outros bolsistas) informando CPF e senha do Currículo Lattes, clicar em avisos para enviar/validar o Aceite. Neste é solicitado o número da conta bancária em que receberá a bolsa (Conta CORRENTE no Banco do Brasil).

  • Não fui selecionado para receber bolsa na 1ª Chamada. Continuo concorrendo ?
    Sim. Todos os candidatos a bolsa permanecem em uma lista de espera aguardando por novas vagas, oriundas de desistências. Realizamos novas chamadas ao longo de toda a quota vigente.

  •  Quais são os impedimentos para o recebimento da bolsa PIBIC ?
    Perda do vínculo com o curso de graduação, trancamento de matrícula, recebimento de outra bolsa de qualquer instituição ou órgão de fomento (exceto caráter social), curso/intercâmbio no exterior, vínculo empregatício.

  • Como realizo minha frequencia?
    A frequência deve ser realizada mensalmente, do dia 20 ao último dia de cada mês, através da Plataforma Ecampus  (manual). Após enviada, a frequência fica disponível no perfil do orientador para a devida avaliação.
    Caso o discente ou orientador percam o prazo para o envio da frequencia on-line, esta deverá ser realizada manualmente através do formulário de frequência e entregue na PROPESP ou enviado ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  até o 3º dia útil do mês seguinte ao mês de referência.

  • Como solicitar a substituição de aluno vinculado ao PIBIC?

Para solicitar deve-se enviar formulário de solicitação. Basta preencher, providenciar assinaturas e entregar no Departamento de Pesquisa/PROPESP ou encaminhar via e-mail  (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Substituições de bolsistas para cota em andamento da UFAM e CNPQ e devem ser solicitadas até o dia 5 (cinco) de cada mês, sob pena de não recepção do pagamento referente ao mês vigente. A solicitação de bolsistas para cota em andamento da FAPEAM devem ser solicitadas até o dia 5 (cinco) de cada mês para realização no mês subsequente.         A solicitação de substituição de bolsistas FAPEAM só será possível até o quinto dia do mês de novembro do ano de vigência, sob pena de perda da cota de bolsa, conforme regras da agência.

  • Como solicito o cancelamento da minha bolsa ou do meu projeto?

    Através de um formulário de cancelamento. Basta preencher, providenciar assinaturas e entregar no Departamento de Pesquisa/PROPESP ou encaminhar via e-mail  (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). O  cancelamento deve ser solicitado até o dia 05 do mês em questão.


 

Bolsas Programa PIBIC 2020/2021

Bolsas FAPEAM (Capital)  Bolsas FAPEAM (Interior) * Documentação FAPEAM deve ser enviada até dia 17/07 (PRORROGAÇÃO)  * As bolsas CNPQ e UFAM serão divulgadas em...

  • Escrito por Luana Souza de Andrade
  • publicado
  • 01/07/20
  • 10h38
Fim do conteúdo da página