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Perguntas Frequentes sobre Pós-Graduação

Escrito por Rodrigo Fernandes de Souza

Perguntas Frequentes sobre Pós-Graduação

 

1. Orientações para Cadastro de Novos PPGs e Coordenadores.

 

2.Como solicito Matrícula Institucional?

Após o resultado final do processo seletivo, o processo Sei deverá instaurado da seguinte forma:

O aluno aprovado deverá:

- Preencher, digitado no computador, o formulário de matrícula (Cadastro de Aluno no SEI) que deverá ser assinado pelo interessado;

Juntas cópias legíveis dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento (se houve troca de nome);

- RG;

- CPF;

- Passaporte para os Estrangeiros;

- Título de eleitor e comprovante de regularidade eleitoral (site do TRE);

- Diploma de Graduação assinado pelo titulado (para matrículas em Pós-doc, deverá ser apresentado o Diploma de doutorado);

- Histórico Escolar;

- Comprovante de Residência.

De posse de todos os documentos, criar um arquivo em PDF, com tamanho máximo de 5 Megabyte e enviar o documento em arquivo único para o e-mail da Coordenação do Programa.

 A Coordenação do Programa deverá:

Criar o processo Sei do tipo Stricto Sensu: Registro - Matrícula e inserir no processo o Ofício de solicitação de Matrícula Institucional assinada pelo(a) Coordenador(a) do Programa, informando a data de início do curso para os alunos que serão matriculados; juntar o resultado final do processo seletivo e os arquivos em PDF fornecidos pelos futuros discentes.

Enviar o processo para a Unidade SEI - Propesp - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, deixando o processo também aberto na unidade de origem.

OBS: Os alunos estrangeiros deverão apresentar seus documentos de graduação devidamente legalizados pelos órgãos responsáveis em seu pais de origem;

 

3. Como solicito a 1a via do meu diploma de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado)?

 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DO DIPLOMA.

Requerimento de Diploma (primeira ou segunda via)

-Cópias frente e verso legíveis dos seguintes documentos;

-Certidão de nascimento (ou casamento em caso de mudança de nome);

-RG e CPF;

- Passaporte , se o discente for ESTRANGEIRO;

-Ata de Defesa;  

-Histórico da Graduação;

-Diploma da Graduação;

-HISTÓRICO ESCOLAR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE ESTÁ SENDO REQUERIDO O DIPLOMA [ASSINADO PELO COORDENADOR(a)];

-Nada Consta da Biblioteca - solicitar pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (https://biblioteca.ufam.edu.br/nada-consta.html);

-Comprovante de Depósito da Dissertação na Biblioteca, se ainda não depositado deverá ser feito mediante carta de encaminhamento assinada pelo Orientador da discente. (https://biblioteca.ufam.edu.br/);

Se bolsista, documento da agência de fomento confirmado que o aluno está quites. 

Todos os documentos devem ser enviados ao Programa que é responsável em  solicitar o diploma para a PROPESP.

O programa irá informar ao interessado quando poderá realizar a retirada ( na PROPESP) mediante apresentação de documento com foto, caso eleja procurador o mesmo deverá portar procuração pública.

Acessar o link com a lista de diplomas prontos para a retirada (https://propesp.ufam.edu.br/)

 

4. Como faço para solicitar Aproveitamento de Disciplina?

A solicitação de aproveitamento de disciplina deverá ser feita por meio da instrução de processo SEI do tipo Stricto Sensu: Histórico Escolar  com a inclusão do formulário de nome Requerimento de Aproveitamento de Disciplina (formulário), disponível no SEI.

 

5. Como faço para credenciar docentes num Programa de Pós-Graduação?

A solicitação de credenciamento deverá ser feita por meio da instrução de processo Sei do tipo Stricto Sensu: Credenciamento para Colaboração (Inclusive Docentes e Colaboradores) com a inclusão do formulário de nome Credenciamento de docentes nos PPGs, disponível no SEI.

 

6. Como faço para cadastrar novas disciplinas na grade de um Programa de Pós-Graduação?

A solicitação de novas disciplinas na grade de um Programa deverá ser feita por meio da instrução de processo SEI do tipo Stricto Sensu: Estrutura Do Currículo (Grade Ou Matriz Curricular) com a inclusão do formulário de nome Cadastro do Novas Disciplinas, disponível neste link

 

7. Como faço para incluir uma nota diretamente no histórico escolar de um aluno?

Entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para receber a orientação sobre a inclusão de notas diretamente no Histórico Escolar do aluno. 

 

 

 

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