Perguntas Frequentes sobre Pós-Graduação
Perguntas Frequentes sobre Pós-Graduação
1. Orientações para Cadastro de Novos PPGs e Coordenadores.
2.Como solicito Matrícula Institucional?
Após o resultado final do processo seletivo, o processo Sei deverá instaurado da seguinte forma:
O aluno aprovado deverá:
- Preencher, digitado no computador, o formulário de matrícula (Cadastro de Aluno no SEI) que deverá ser assinado pelo interessado;
Juntas cópias legíveis dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento (se houve troca de nome);
- RG;
- CPF;
- Passaporte para os Estrangeiros;
- Título de eleitor e comprovante de regularidade eleitoral (site do TRE);
- Diploma de Graduação assinado pelo titulado (para matrículas em Pós-doc, deverá ser apresentado o Diploma de doutorado);
- Histórico Escolar;
- Comprovante de Residência.
De posse de todos os documentos, criar um arquivo em PDF, com tamanho máximo de 5 Megabyte e enviar o documento em arquivo único para o e-mail da Coordenação do Programa.
A Coordenação do Programa deverá:
Criar o processo Sei do tipo Stricto Sensu: Registro - Matrícula e inserir no processo o Ofício de solicitação de Matrícula Institucional assinada pelo(a) Coordenador(a) do Programa, informando a data de início do curso para os alunos que serão matriculados; juntar o resultado final do processo seletivo e os arquivos em PDF fornecidos pelos futuros discentes.
Enviar o processo para a Unidade SEI - Propesp - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, deixando o processo também aberto na unidade de origem.
OBS: Os alunos estrangeiros deverão apresentar seus documentos de graduação devidamente legalizados pelos órgãos responsáveis em seu pais de origem;
3. Como solicito a 1a via do meu diploma de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado)?
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DO DIPLOMA.
- Requerimento de Diploma (primeira ou segunda via)
-Cópias frente e verso legíveis dos seguintes documentos;
-Certidão de nascimento (ou casamento em caso de mudança de nome);
-RG e CPF;
- Passaporte , se o discente for ESTRANGEIRO;
-Ata de Defesa;
-Histórico da Graduação;
-Diploma da Graduação;
-HISTÓRICO ESCOLAR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE ESTÁ SENDO REQUERIDO O DIPLOMA [ASSINADO PELO COORDENADOR(a)];
-Nada Consta da Biblioteca - solicitar pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (https://biblioteca.ufam.edu.br/nada-consta.html);
-Comprovante de Depósito da Dissertação na Biblioteca, se ainda não depositado deverá ser feito mediante carta de encaminhamento assinada pelo Orientador da discente. (https://biblioteca.ufam.edu.br/);
Se bolsista, documento da agência de fomento confirmado que o aluno está quites.
Todos os documentos devem ser enviados ao Programa que é responsável em solicitar o diploma para a PROPESP.
O programa irá informar ao interessado quando poderá realizar a retirada ( na PROPESP) mediante apresentação de documento com foto, caso eleja procurador o mesmo deverá portar procuração pública.
Acessar o link com a lista de diplomas prontos para a retirada (https://propesp.ufam.edu.br/)
4. Como faço para solicitar Aproveitamento de Disciplina?
A solicitação de aproveitamento de disciplina deverá ser feita por meio da instrução de processo SEI do tipo Stricto Sensu: Histórico Escolar com a inclusão do formulário de nome Requerimento de Aproveitamento de Disciplina (formulário), disponível no SEI.
5. Como faço para credenciar docentes num Programa de Pós-Graduação?
A solicitação de credenciamento deverá ser feita por meio da instrução de processo Sei do tipo Stricto Sensu: Credenciamento para Colaboração (Inclusive Docentes e Colaboradores) com a inclusão do formulário de nome Credenciamento de docentes nos PPGs, disponível no SEI.
6. Como faço para cadastrar novas disciplinas na grade de um Programa de Pós-Graduação?
A solicitação de novas disciplinas na grade de um Programa deverá ser feita por meio da instrução de processo SEI do tipo Stricto Sensu: Estrutura Do Currículo (Grade Ou Matriz Curricular) com a inclusão do formulário de nome Cadastro do Novas Disciplinas, disponível neste link.
7. Como faço para incluir uma nota diretamente no histórico escolar de um aluno?
Entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para receber a orientação sobre a inclusão de notas diretamente no Histórico Escolar do aluno.
Redes Sociais