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Perguntas Frequentes sobre IC

Perguntas Frequentes

 O que é o Programa PIBIC?
O programa PIBIC  da UFAM é regido pela Resolução Nº 040/2012 e contempla a  iniciação científica,  que é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação em todas as áreas do conhecimento, é o primeiro passo na carreira do cientista, no qual o estudante pesquisador exerce a pesquisa acadêmica sob a orientação de um professor pesquisador. 

 

Como faço para concorrer à uma bolsa do Programa de Iniciação Científica (PIBIC )?
O próprio estudante deverá procurar por um orientador/pesquisador da UFAM e discutir com ele um plano de pesquisa. No início do mês de Março  de cada ano a UFAM  , através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação, abre as inscrições para o processo seletivo.

Qual é a carga horária da Iniciação Científica ?
Todo bolsista deve cumprir com o máximo empenho e interesse a programação estabelecida no projeto de pesquisa, com carga horária mínima de 20 horas semanais.

Como são atribuídas as bolsas?
Após o período de inscrições, todos os projetos submetidos são avaliados por um Comitê Assessor. Os quesitos, ORIENTADOR e PROJETO são avaliados e uma nota final é atribuída. Os mais bem avaliados são contemplados com as bolsas e os outros permanecem em uma lista de espera aguardando por desistências.

 Qual é o período de vigência da bolsa?
As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses. O início da vigência é 1º de agosto e o término em 31 de julho do ano seguinte.
No PIBIC não existe renovações de bolsas, pois as indicações são feitas anualmente. Assim, caso tenha interesse em dar continuidade ao seu projeto com bolsa, uma nova inscrição deverá ser efetuada durante o período estabelecido.

Qual é o valor da bolsa do PIBIC ?
O valor atual da bolsa é de R$ 700,00 (setecentos reais), agência CNPq e UFAM, e de R$ 600,00 (seiscentos reais) da FAPEAM.

Quais são os impedimentos para o recebimento da bolsa PIBIC ?
Perda do vínculo com o curso de graduação, trancamento de matrícula, recebimento de outra bolsa de qualquer instituição, estágio remunerado, ou órgão de fomento (exceto caráter social), curso/intercâmbio no exterior, vínculo empregatício.

Meu projeto foi aprovado, como enviar a documentação exigida pelo edital de seleção?

O aluno deverá realizar o envio, em formato PDF, diretamente na plataforma Ecampus - MÓDULO PESQUISA/Menu: anexar documentos (manual aqui)

OBS: O sistema ecampus lista por padrão todos os documentos exigidos independente se bolsista ou voluntário, porém o aluno deve enviar apenas o exigido para o seu tipo de vÍnculo/tipo de bolsa específico de acordo com solicitado no edital de seleção.

Quais os documentos obrigatórios para bolsistas e voluntários do PIBIC?

Os documentos estão previstos em edital de seleção, sendo especificados para cada tipo de bolsa. No site da PROPESP também é possível acesso a estas exigências e orientações para envio: https://propesp.ufam.edu.br/documentos-necessarios-bolsista-e-voluntarios.html

Sou candidato à bolsa FAPEAM, como saber se minha documentação foi aprovada pela agência?

Na plataforma da FAPEAM, SIGFAPEAM, é possível fazer o acompanhamento da análise da candidatura à bolsa. Em seu perfil estará disponível  a  situação "em avaliação"  indicando que está ainda em análise ou "em andamento" indicando a aprovação da sua documentação e vigência da bolsa.

Como realizo o aceite da bolsa CNPQ?

O aluno receberá em seu e-mail, cadastrado no Lattes, o link de acesso ao termo de Aceite. O bolsista também poderá realizar o preenchimento do termo através da Plataforma Carlos Chagas (outros bolsistas) informando CPF e senha do Currículo Lattes, clicar em avisos para enviar/validar o Aceite. Será solicitado os dados da conta bancária em que receberá a bolsa (Conta CORRENTE no Banco do Brasil)

Não fui selecionado para receber bolsa na 1ª Chamada. Continuo concorrendo ?
Sim. Todos os candidatos a bolsa permanecem em uma lista de espera aguardando por novas vagas, oriundas de desistências. Realizamos novas chamadas ao longo de toda a quota vigente.

Como realizo minha frequência?

A frequência deve ser realizada mensalmente, do dia 20 ao último dia de cada mês, através da Plataforma Ecampus  (manual). Após enviada, a frequência fica disponível no perfil do orientador para a devida avaliação.
Caso o discente ou orientador percam o prazo para o envio da frequencia on-line, esta deverá ser realizada manualmente através do formulário de frequência e enviado ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  até o 3º dia útil do mês seguinte ao mês de referência.

Estou com dificuldades para elaboração da minha frequência PIBIC no ecampus, como fazer?

Caso o  procedimento para elaboração da frequência on-line esteja apresentando inconsistência, o discente deverá entrar em contato como Departamento de Pesquisa ,via e-mail  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), contendo o código do projeto e o print da tela que demonstre o erro. O departamento de Pesquisa irá encaminhar a demanda ao CTIC para ajustes que se fizerem necessários.

Como um bolsista pode alterar os dados Bancários?

O procedimento irá depender a qual cota o aluno está vinculado, todas as solicitações deverão ser enviadas até o dia 05 de cada mês.

- CNPQ: O aluno poderá alterar diretamente junto ao CNPQ através da Plataforma Carlos chagas,  inserir o CPF e Senha (senha do currículo Lattes) > Gerenciamento de sua Bolsa > Dados bancários de bolsa.

- FAPEAM: O aluno deverá encaminhar e-mail ao Departamento de Pesquisa/PROPESP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) contendo justificativa assinada e cópia do novo comprovante bancário, a solicitação será enviada pela PROPESP  à FAPEAM para análise e atualização dos dados solicitados.

- UFAM: O aluno deverá realizar a alteração diretamente na plataforma Ecampus (Menu: anexar documentos) e encaminhar e-mail ao Departamento de Pesquisa/PROPESP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para que seja confirmado o procedimento.

Posso incluir colaboradores para auxiliar na execução do meu projeto PIBIC?

Sim. O orientador deverá solicitar ao Departamento de pesquisa a inclusão do colaborador pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo Código do projeto, CPF e nome do colaborador,  atividade e carga horária semanal.

Como solicitar a substituição de aluno vinculado ao PIBIC?

Para solicitar deve-se enviar formulário de solicitação. Basta preencher, providenciar assinaturas e encaminhar via e-mail  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Substituições de bolsistas para cota em andamento da UFAM e CNPQ e devem ser solicitadas até o dia 5 (cinco) de cada mês, sob pena de não recepção do pagamento referente ao mês vigente. A solicitação de bolsistas para cota em andamento da FAPEAM devem ser solicitadas até o dia 5 (cinco) de cada mês para realização no mês subsequente.  A solicitação de substituição de bolsistas FAPEAM só será possível até o quinto dia do mês de OUTUBRO  do ano de vigência, sob pena de perda da cota de bolsa, conforme regras da agência.

Como solicito o cancelamento da minha bolsa ou do meu projeto?

Através de um formulário de cancelamento. Basta preencher, providenciar assinaturas e encaminhar via e-mail  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O  cancelamento deve ser solicitado até o dia 05 do mês em questão.


 

Documentos obrigatórios - Bolsistas e Voluntários

O envio da documentação em formato PDF deve ser realizado pelo aluno via Plataforma Ecampus,  acessando o  Módulo  Pesquisa e Extensão > Iniciação Científica  ATENÇÃO:...

  • Escrito por Luana Souza de Andrade
  • publicado
  • 01/07/20
  • 10h38
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