Primeira Indígena Geóloga do Brasil Defende Dissertação de Mestrado em Geociências
No próximo dia 29 de abril de 2024, às 14h (horário de Manaus/AM), o Programa de Pós Graduação em Geociências (PPGGEO) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) será a defesa da dissertação de mestrado da primeira indígena geóloga do Brasil, Cisnea Menezes Basilio, conhecida como Wisú, em sua comunidade Desana.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o meio ambiente e o protagonismo indígena, Cisnea Basilio conquista um marco histórico ao se tornar a primeira indígena geóloga do país e, agora, ao defender sua dissertação de mestrado.
Sua pesquisa, intitulada "Geologia dos lugares sagrados dos povos UMÜKORI MAHSÃ e YEPAMAHSÃ (Tucano) em São Gabriel da Cachoeira-AM", traz uma abordagem inovadora ao reconhecer a interação ancestral dos povos indígenas com a geodiversidade, especialmente através da valorização dos lugares sagrados.
A defesa ocorrerá no auditório do departamento de Geociências/ICE/UFAM, contando com a presença da banca avaliadora composta pelos professores:
- Dr. Raimundo Humberto Cavalcante Lima (PPGGEO/UFAM) - Orientador
- Dr. Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto (PPGSCA/UFAM) - Membro
- Dr. Roberto César de Mendonça Barbosa (PPGGEO/UFAM) - Membro
O evento será aberto ao público e transmitido via Google Meet, possibilitando a participação de interessados. O link para a videochamada está disponível em: https://meet.google.com/mdg-trcd-vfn.
A dissertação de Cisnea Basilio representa um importante avanço na compreensão da interação entre os povos indígenas e a geodiversidade, além de reforçar a importância da valorização do conhecimento ancestral na construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva.
Cisnea Basílio na sua área de pesquisa: Comunidade São Jorge (SGC/AM). Ao fundo Serra Curicuriarí (conhecida como serra Bela Adormecida). Foto: Humberto Lima
Redes Sociais