Página inicial > Últimas Notícias > Evento acerca do edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática

Evento acerca do edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática

• Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 13h52
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 13h52

O Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (IRBr/MRE), encarregado do recrutamento e formação do corpo diplomático brasileiro, informa que foi iniciada campanha de divulgação da carreira diplomática, particularmente à luz de iminente lançamento do edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) – certame autorizado pela Portaria n. 440 de 3 de março de 2023, do Ministério das Relações Exteriores.

A campanha consiste na divulgação de material audiovisual com depoimentos de pessoas aprovadas nos últimos concursos, bem como de encontros presenciais de jovens diplomatas brasileiros com estudantes universitários e de Ensino Médio. Os eventos estão sendo realizados em diferentes estados brasileiros, sobretudo nas capitais, em parceria com universidades, escolas e organizações locais. Já foram realizadas reuniões com estudantes das diversas instituições, entre elas: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal da Paraíba (PB); Universidade de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Por ocasião dos encontros, os diplomatas discorrerão sobre o concurso de admissão e sobre sua experiência individual preparatória, apresentarão as atividades do IRBr, comentarão sobre o curso de formação desta academia diplomática (objetivos, currículo e experiências práticas) e compartilharão informações sobre a carreira e a profissão. A apresentação será sucedida por sessão de perguntas e interação entre os palestrantes e o público de alunos.

Entre os enfoques do projeto, está a promoção da diversidade e da inclusão na carreira diplomática. Nesse sentido, os diplomatas palestrantes informarão o público também sobre as cotas existentes para pessoas negras e pessoas com deficiência no concurso, bem como sobre o Programa de Ação Afirmativa do IRBR/MRE, que concede bolsas de estudos para pessoas negras se prepararem para o CACD. Pretende-se, ademais, encorajar a adesão de mulheres à carreira diplomática (entre outros perfis de candidatas e candidatos). Em todo caso, os eventos são abertos a todas e todos os interessados, independentemente de suas características individuais.

Data: 23/05/2023;

Horário: 09H;

Local: Auditório Lalau da FACED.