CONIC

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 21h07 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 23h59

FORMATO DE ATIVIDADES

O XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFAM 2020 será em formato virtual, composto de atividades síncronas e assíncronas.

Como atividades assíncronas, todos os autores deverão submeter um VÍDEO, conforme orientações da Nota Técnica 04/2020

Os trabalhos serão apresentados em forma de sessão divididos por Comitê, durante os 3 dias de evento, entre às 9h e 18h. Haverá também sessões de atividades dos Comitês Científicos,  em horário a ser divulgado posteriormente.

Período:
 09 a 11 de Dezembro de 2020

Público-alvo:
Comunidade da UFAM e comunidade externa à UFAM interessada

Contato:

.

ORIENTAÇÕES

Como faço para me inscrever para apresentar meu trabalho no XXIX Congresso de Iniciação Científica?

O XXIX CONIC contará com 200 apresentações  sendo:

150 trabalhos previamente selecionados pelo Comitês Científicos, estes projetos não precisarão realizar inscrição pois estarão automaticamente inscritos, devendo apenas enviar o Link de sua apresentação para a PROPESP.

50 vagas para apresentação de trabalhos da edição 2019, não selecionados previamente pelos Comitês,  ou de edições anteriores que queiram participar do evento. Serão considerados projetos por ordem de inscrição.

Como saber se fui selecionado pelo Comitê da minha área para apresentar meu trabalho?

Os alunos  serão notificados via e-mail com a devida programação das apresentações. Você também dever acompanhar as publicações do site  da PROPESP.

Fui selecionado para apresentar meu trabalho. E agora quais os passos ?

Parabéns! Agora você deverá seguir as orientações constantes da Nota Técnica 04 para produzir seu vídeo e enviá-lo a PROPESP no prazo estipulado no comunicado.

Há pelo menos 2 formas de fazer o seu vídeo:

•  Utilizando o celular e fazendo uma gravação em que você apareça de corpo inteiro ou em ângulo que capte apenas da cintura para cima.
  • Você pode gravar uma apresentação de slides e gravar a sua voz apresentando.

Gravando vídeos com Power Point: https://www.youtube.com/watch?v=w_xPQQV1QqM

Indicação de Programa de edição de vídeo para iniciantes: Movie Maker (windows): https://www.microsoft.com/pt-br/p/movie-maker-10-free/9mvfq4lmz6c9?activetab=pivot:overviewtab

Dicas de Enquadramento: https://www.youtube.com/watch?v=_KExW6nwHTE

Há alguma recomendação gravação do vídeo do vídeo?

A gravação deve ser feita na posição horizontal (celular deitado).

Produza um roteiro, Atente-se ao cenário de gravação, Procure um espaço e período do dia mais silenciosos, para que o ambiente de gravação não tenha ruídos. Os celulares já possuem microfones com redução de ruídos. Porém, os microfones acoplados aos fones de ouvidos costumam captar áudios de maior qualidade e são recomendados para gravar seu Vídeo.

Posicione-se a favor da luz, ou seja, a fonte de iluminação deve estar atrás do celular, iluminando o seu rosto.

Evite gravar segurando o celular na mão. Apoie o aparelho em alguma superfície reta - como livros e móveis.

Grave um vídeo  de teste. Reproduza o vídeo em seu computador e verifique a qualidade da imagem e som. Ouça o áudio tanto com fones de ouvido quanto diretamente do computador. Faça as alterações necessárias para a nova gravação.

A organização do Congresso solicita aos participantes das sessões que evitem exibir, em suas apresentações, arquivos de vídeo, áudio, fotografia ou texto cujos direitos de uso e veiculação (copyright) que não sejam públicos.

Não sei como gerar  link do  meu vídeo pelo Youtube. Como eu faço?

O Suporte Google dispõe algumas instruções. Para acessar (clique)

Dicas para upload de vídeo (celular e desktop): https://www.youtube.com/watch?v=MXKwaIA_qeM

Como faço para participar como ouvinte no congresso? Como será o credenciamento?

Para assistir e participar nas sessões de transmissão, será necessário ter realizado a inscrição no evento. Para isso, acesse o link: https://www.even3.com.br/xxixconic/ e clique em CADASTRE-SE para efetuar sua inscrição.

Haverá lista de presença?

Para inscritos / participantes em geral
Para inscrito sem trabalho aprovado não haverá lista de presença, sendo que nesse caso, basta se autenticar na plataforma do congresso e assistir as sessões para que seja contabilizada sua respectiva presença.
Para  aluno com trabalho apresentado em sessão
Para discente com trabalho a apresentar haverá lista de presença na sua respectiva sessão. Confirme com o monitor se foi computada sua participação até o final de sua sessão. O certificado de apresentação de trabalho só será emitido para quem se apresentar nas sessões.

Como eu acesso a sessão no dia do congresso? No dia do evento será enviado um link para o acesso?

Todo o congresso será realizado nesta plataforma especial de transmissão de conferências online. Não será enviado o link de acesso, basta acessar automaticamente após a autenticação na plataforma.

Tem que ter algum programa específico no computador ou smartphone para ser compatível?

A transmissão será feita através de uma plataforma específica, em sua maioria, eles rodam diretamente em seu computador ou smartphone. É imprescindível que tenha uma boa conexão com internet de banda larga para poder usufruir de todos os detalhes.

Quantas horas de Congresso constará no Certificado?

O congresso é apenas para membros da UFAM?

Não.  O CONIC é público e gratuito. Qualquer pessoa pode se inscrever na plataforma.

Como eu recebo o Certificado de participação?

Para inscritos / participantes em geral
Os certificados de participação como ouvinte ficarão disponíveis em PDF na área de inscrição de eventos. Utilize o mesmo email e senha utilizados no cadastro.

Para alunos que apresentaram  trabalhos

As conferências ficarão disponíveis depois?

Tenho uma dúvida não listada, como proceder?