Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Primeira Indígena Geóloga do Brasil Defende Dissertação de Mestrado em Geociências
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Primeira Indígena Geóloga do Brasil Defende Dissertação de Mestrado em Geociências

  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 08h45
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 08h48

No próximo dia 29 de abril de 2024, às 14h (horário de Manaus/AM), o Programa de Pós Graduação em Geociências (PPGGEO) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) será a defesa da dissertação de mestrado da primeira indígena geóloga do Brasil, Cisnea Menezes Basilio, conhecida como Wisú, em sua comunidade Desana.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o meio ambiente e o protagonismo indígena, Cisnea Basilio conquista um marco histórico ao se tornar a primeira indígena geóloga do país e, agora, ao defender sua dissertação de mestrado.

Sua pesquisa, intitulada "Geologia dos lugares sagrados dos povos UMÜKORI MAHSÃ e YEPAMAHSÃ (Tucano) em São Gabriel da Cachoeira-AM", traz uma abordagem inovadora ao reconhecer a interação ancestral dos povos indígenas com a geodiversidade, especialmente através da valorização dos lugares sagrados.

A defesa ocorrerá no auditório do departamento de Geociências/ICE/UFAM, contando com a presença da banca avaliadora composta pelos professores:

  • Dr. Raimundo Humberto Cavalcante Lima (PPGGEO/UFAM) - Orientador
  • Dr. Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto (PPGSCA/UFAM) - Membro
  • Dr. Roberto César de Mendonça Barbosa (PPGGEO/UFAM) - Membro

O evento será aberto ao público e transmitido via Google Meet, possibilitando a participação de interessados. O link para a videochamada está disponível em: https://meet.google.com/mdg-trcd-vfn.

A dissertação de Cisnea Basilio representa um importante avanço na compreensão da interação entre os povos indígenas e a geodiversidade, além de reforçar a importância da valorização do conhecimento ancestral na construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva.

 

Cisnea Basílio na sua área de pesquisa: Comunidade São Jorge (SGC/AM). Ao fundo Serra Curicuriarí (conhecida como serra Bela Adormecida). Foto: Humberto Lima

registrado em:
Fim do conteúdo da página