Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios Multiusuários
Início do conteúdo da página

Laboratórios Multiusuários

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 14h58 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 12h37 | Acessos: 338

Os Laboratórios Multiusuários representam centros de excelência técnico-científica, dotados de infraestruturas especializadas e credenciadas para fomentar a pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) conta com 12 Laboratórios Multiusuários. Esses laboratórios oferecem acesso compartilhado a equipamentos e infraestrutura de ponta, promovendo estudos multidisciplinares e interdisciplinares. Para explorar as oportunidades oferecidas por esses centros, é possível consultar os equipamentos disponíveis em cada laboratório por meio do site do PNIP (Programa Nacional de Infraestrutura de Pesquisa). Acesse https://pnipe.mcti.gov.br/

 

Comitês instituídos na UFAM:
Portaria 58 - Comitê Gestor de Equipamentos Multiusuários
Portaria 59 - Comitê de Usuários dos Equipamentos Multiusuários

  

  • CAM - CENTRO DE APOIO MULTIDISCIPLINAR

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/7944

O CAM - Centro de Apoio Multidisciplinar da UFAM, é um centro laboratorial multiusuário de estudos multi e interdisciplinares, facilitador da aquisição, criação e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, mediante o acesso e uso compartilhado de infraestruturas, equipamentos científicos avançados e softwares das áreas de Ciências Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Agrárias, Ambiental e correlatas, cuja finalidade é realizar é apoiar pesquisa, ensino, inovação, extensão e serviço. 

  • LASR - Laboratório de Agroclimatologia e Sensoriamento Remoto

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/22000

O LASR desenvolve atividades de Pesquisa, ensino e desenvolvimento em especial da área de energia renováveis e meteorológica.

  • LabUsi - Laboratório de Análise de Usabilidade e Interface

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/23938

O LabUSI estuda as diversas formas de interação entre humano, artefato e ambiente, sejam estes físicos ou digitais. Essas interações envolvem o campo físico, cognitivo, sensorial e emocional. Logo, essas dimensões de interação definem as quatros temáticas de estudo do laboratório: (i) Ergonomia; (ii) Usabilidade; (iii) Dimensionamento Sensorial; (iv) Design emocional.

  • LAFCA - Laboratório de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/26488

O laboratório de Avicultura pertence a FCA/UFAM, o qual contém estrutura completa para atividades de ensino, pesquisa e extensão: administração: recepção, coordenação, sala de aula, sala dos alunos vestiários, sanitários, fábrica de ração, Incubatório, galpão de matrizes, poedeiras, frangos de corte, codornas e patos de corte, sistema caipira. 

  • LFQM - Laboratório de Ensaios Físico-Químicos dos Materiais

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/13744

O Laboratório de Ensaios Físico-Químicos dos Materiais (LFQM) tem como objetivo a preparação de amostras e caracterização física e química de materiais, por maio de equipamentos e testes/ensaios normatizados. Atuando, principalmente na pesquisa para o: Desenvolvimento em Materiais Biotecnológicos, Desenvolvimento em Materiais Poliméricos/Compósitos e Caracterização e Processamento de Materiais Metálicos.

  • LEDEHU - Laboratório de Estudos do Desempenho Humano

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/7771

O LEDEHU está localizado na FEFF/UFAM e desenvolve pesquisas básicas e aplicadas envolvendo: i) Atividade Física e Saúde; ii) Biofísica do movimento humano; iii) Esporte e Saúde; iv) Reabilitação; v) Biodinâmica das deficiências; vi) Indicadores de saúde de escolares; vii) Recursos ergogênicos e exercício. As pesquisas desenvolvidas pelo LEDEHU buscam contribuir para a melhoria da oferta de produtos e serviços essenciais para a população na área da Saúde e Qualidade de vida.

  • LabGeMVeg - Laboratório de Genética e Melhoramento Vegetal

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/20278

O Laboratório de Genética e Melhoramento Vegetal (LabGeMVeg) está ligado a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. Permite o desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias relacionadas aos cursos de PósGraduação envolvidos dos níveis de mestrado e doutorado: PPG em Agronomia, PPG em Ciências Florestais e Ambientais(PPGCIFA), Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazonia (PPGCASA) e outras pesquisas multidisciplinares.

  • LabMat - Laboratório de Materiais

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/11726

Atualmente o Labmat dispõe um difratômetro de raios x Empyrean da Panalytical (DRX) equipado com tubo de cobre e molibdênio, capaz de realizar medidas de difração por reflexão e transmissão em tempos relativamente reduzidos e em pequenas quantidades de amostra. Este equipamento foi adquirido via edital Pro-Equipamentos CAPES EDITAL Nº 11/2014.

  • LAMAN - Laboratório de Materiais Nanoparticulados

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/20022

O LAMAN tem como foco a síntese e caracterização de materiais nanoparticulados metálicos e cerâmicos, bem como filmes poliméricos por eletrofiação. A associação destas nanopartículas nas matrizes poliméricas abrem um largo espectro de aplicação tecnológica que vai desde materiais antimicrobianos, passando por sensores e biossensores, até membranas para células a combustível e geração de energia.

  • OptiMa-UFAM - Laboratório de Óptica de Materiais

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/17561

O OptiMa-UFAM é um laboratório voltado para análises ópticas e espectroscópicas da matéria. Com uma vasta infraestrutura permitindo o uso de diversas técnicas experimentais de caracterização não destrutiva de amostras e materiais soólido, liquidos e gasosos, subemtidos a consições diversas, tais como campos elétricos, vácuo, altas temperaturas e temperaturas criogênicas, e diferentes linhas de laser ou luz branca.

  • LAPEC-UFAM - Laboratório de Pesquisas e Ensaios de Combustíveis

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/1460

Laboratório multisuário com foco em análises químicas de matrizes líquidas (especialmente combustíveis e corpos d´água), sólidas (solos e material industrial) e catálise.

  • LSMAT - Laboratório de Simulação de Materiais

https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/20379

O laboratório possui um cluster para computação científica que atende discentes e docentes do Instituto de Ciẽncias Exatas da UFAM. O laboratório está localizado no 1o andar do prédio do Grupo de Pesquisa em Geotecnia (Geotec), dispõe de 376 cores Xeon e 1.4 TB de memória (RAM) para processamento. A capacidade total de armazenamento disponível aos usuários é de 48 TB.

 

 

Fim do conteúdo da página