Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conic encerra a vigésima nona edição com a participação de mais de duas mil pessoas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Conic encerra a vigésima nona edição com a participação de mais de duas mil pessoas

  • Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 21h38
  • Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 15h58
  • Acessos: 2737

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), na noite do dia 11 de dezembro, encerrou a vigésima nona edição do Congresso de Iniciação Científica (XXIX CONIC) com a participação de mais de duas mil pessoas e premiação. A solenidade aconteceu online, premiou 11 trabalhos em categorias diferentes, além de menções honrosas.

Confira as listas de premiações e menções honrosas

Esta edição contou com a participação de 2145 pessoas, 1425 resumos (2850 autores), 250 apresentações de trabalhos, uma conferência, nove palestras, quatro mesas redondas, uma oficina e 30 convidados/palestrantes. O evento, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de dezembro, envolveu todos os campi da Ufam e pela primeira vez foi feito de forma remota com transmissão pelo Youtube.

O CONIC tem o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores estudantes no âmbito da graduação, oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). A iniciativa tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Solenidade de Premiação

Durante a cerimônia, o reitor Sylvio Puga lembrou dos desafios da vigésima nona edição do Congresso. “A mediação online de um congresso com essa grandeza, com a participação de mais de duas mil pessoas, mostra a força do Pibic e Paic para a qualidade da formação de profissionais que irão atuar no mercado e farão parte da pós-graduação. Temos aqui a festa da Iniciação Científica na nossa Instituição e certamente muitos dos que apresentaram trabalhos serão futuros mestres e doutores. É daqui que vão brotar os futuros pesquisadores que darão contribuições para a melhoraria da sociedade. Aproveito a oportunidade para agradecer aos docentes, alunos e técnicos que toparam o desafio, ao entenderem o momento que estamos vivendo, e construíram essa edição do Conic”, enfatizou.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, a Ufam chega ao ano de 2020 superando a marca de dois mil projetos de Iniciação Científica executados em todas as áreas do conhecimento. “A vigésima nona edição do Conic é resultado de um esforço conjunto que envolve todos os Comitês Científicos, da sede e dos demais campi, docentes orientadores e discentes. A nossa comunidade está de parabéns, especialmente os discentes, que não desistiram de fazer as suas atividades e concluíram os seus projetos de Iniciação Científica. Todos fomos impactados com a pandemia, entretanto a força e a vontade do jovem cientista, amparado pelos pesquisadores da nossa Universidade, possibilitou a conclusão dos trabalhos. Hoje, a Ufam tem em execução 1260 bolsas de Iniciação Científica, sendo 260 bolsas do CNPq, 440 bolsas da Fapeam e 560 bolsas da Ufam”, enfatizou.

A representante do Comitê da Saúde, professora Thaís Espir, lembrou que a Ciência cumpre o seu papel diante de tempos tão incertos como o da pandemia.“ Em nome dos demais Comitês Científicos, eu gostaria de parabenizar os professores, os alunos e todos os envolvidos no Congresso. A pandemia colocou em evidência a relevância da pesquisa para a sociedade na medida em que ajuda a formular políticas públicas para que possamos atravessar momentos de incertezas”, disse.

O diretor do Departamento de Pesquisa, professor Jamal Chaar agradeceu aos coordenadores e membros dos 15 Comitês Científicos pelo trabalho realizado de forma muito responsável, competente e criteriosa. “Renovamos nossos agradecimentos às nossas agências de fomento, Capes, CNPq, Fapeam e Finep. Além de agradecer ao empenho dos discentes, docentes e Técnicos- Administrativos do Departamento de Pesquisa que realizaram a vigésima nona edição de forma remota. A Ufam não parou apesar da pandemia e os indicadores do Conic expressam esse trabalho”, finalizou.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página